O que é e como montar um prontuário das instalações elétricas (PIE)

O que é e como montar um prontuário das instalações elétricas (PIE)

Quem é responsável pela manutenção de uma empresa sabe que é necessário ter e manter diversas documentações técnicas atualizadas. Dentre essas documentações, para empresas que possuem cargas elétricas acima de 75kVA, se faz necessário a montagem do prontuário das instalações elétricas (PIE), conjunto de documentações exigidas pelo ministério do trabalho através da norma regulamentadora 10 (NR10).

Se desconhece do que se trata um PIE, ou quer saber mais sobre o assunto e como aprender a montar, acompanhe mais do nosso conteúdo.

Vamos lá?

O que é um Prontuário de Instalações Elétricas (PIE)?

Para aqueles que desconhecem um Prontuário de Instalações Elétricas, que também pode ser identificado com a sigla PIE, como o próprio nome sugere, é um conjunto de documentos que contém todas as especificações necessárias para prover segurança às instalações.

Sendo assim, é extremamente necessário que seja feito para que possa manter tudo dentro das normas de proteção. Afinal, este prontuário regulamentariza e contribui para evitar acidentes nas instalações elétricas.

E como montar um?

Agora que já compreendeu do que se trata um PIE, você vai entender como deve ser estruturado de modo a atender as especificações exigidas pela NR10.

NBR 10 é a norma que regulamenta a segurança em instalações e serviços elétricos para que o funcionário e os frequentadores tenham máxima segurança no local. Sendo uma norma com um cunho bem técnico pode causar certas dúvidas referentes ao conteúdo. Por esse motivo deve ser tratada por um engenheiro especializado.

Confira agora os itens mínimos necessários em um Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) de acordo com a NR 10.2.4:

  1. “Conjunto de procedimentos, instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde. Essas implantadas e relacionadas a esta norma regulamentadora bem como a descrição de controle já existentes”.  Ou seja, a empresa deve disponibilizar aos colaboradores envolvidos com eletricidade instruções e procedimentos técnicos para entendimento e execução das atividades com segurança atendendo aos requisitos da NR10.
  2. “Laudo técnico de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), mais conhecido como para-raios” e dos sistemas de aterramento. Ou seja, a empresa deve realizar periodicamente uma inspeção no SPDA e aterramentos, conforme NBR5419:2015 e NBR5410:2004;
  3. Documento com as características descritivas dos equipamentos de segurança protetiva coletivos e individuais (EPI e EPC) e ferramental utilizado;
  4. Documento que qualifica o funcionário (diploma de formação), habilitação, capacitação e/ou autorização do profissional envolvido e treinamentos realizadas conforme NR10. Lembrando que o documento deve estar de acordo com a função exercida pelo profissional;
  5. Relatórios dos testes de isolação elétrica realizados nos equipamentos de proteção coletiva e individuais. Os equipamentos de proteção devem passar por ensaios de tensão aplicada periodicamente, confirmado através de relatório técnico com certificado de calibração dos equipamentos utilizados nos ensaios e assinatura do responsável técnico;
  6. Certificações de fabricantes de equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.  Todos os equipamentos e materiais envolvidos em área classificada (ou seja, áreas que contenham produtos que ampliam o risco de incêndios ou explosões) devem passar por testes específicos na fabricação de acordo com o local a ser instalado e os documentos de certificação deverá ser guardado junto ao prontuário;
  7. Relatórios das inspeções atualizadas com cronogramas de adequações, recomendações, contemplando as alíneas de “a” a “f”. Esse relatório deve incluir as atuais condições das instalações elétricas com aludo fotográfico atendendo às normas NBR5410:2004, NBR14039:2005/Em1:2021 além de normas específicas da área envolvida;

Empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência ou em suas proximidades, devem disponibilizar todos os documentos envolvidos acima, incluindo:

  1. a) Descrição dos procedimentos para emergências;
  2. b) Certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual;

É importante ressaltar que empresas com cargas elétricas superiores a 75 kW devem manter e sempre atualizar o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) em suas instalações para se manterem regularizadas.

Os laudos e relatórios técnicos devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado e todos os equipamentos utilizados nas medições envolvidas deverão estar com certificado de calibração rastreável RBC/INMETRO dentro do prazo de validade.

Agora está muito mais simples montar um Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) em sua empresa. Cheque todos os tópicos quando fizerem o compilado de documentações para não esquecer de nada.

A ARSAN Comércio e Serviços Ltda é uma empresa especializada em engenharia, manutenção e instalação elétrica, para conhecer mais entre em contato com nossos profissionais.

Para conhecer mais continue acompanhando o blog!